O purê ou puré é uma designação para alimentos cozidos - geralmente vegetais, legumes ou frutas - que foram moídos, prensados, misturados, e/ou peneirados para obtenção de uma pasta cremosa de consistência macia ou líquido espesso.## Informações- Preparo: 30 min - Rendimento: 5 porções## Ingredientes- 1 kg de batata - 1 colher de sopa de manteiga - 150 gr de cream cheese - 1 xícara (chá) de leite - 1/2 xícara (chá) de parmesão - 2 colheres de sopa de azeite - sal a gosto## Modo de preparo- Cozinhe as batatas, descasque-as e passe-as pelo espremedor de legumes. - **Alternativa**: Descasque-as, corte-as em rodelas, cozinhe e as amasse com uma colher de pau. - Em uma panela coloque a manteiga e a derreta. - Adicione a batata, o leite e metade do cream cheese. - Mantenha em fogo baixo e misture bem os ingredientes. - Agora adicione o sal a gosto. - Acrescente a outra metade do cream cheese e misture. - Adicione o azeite, ao ficar cremoso misture o queijo parmesão. - Sirva## Considerações finaisEssa receita é extremamente simples. Sempre gostei muito de purê de batata, mas só recentemente venho experimentando com cream cheese. Antes sempre era apenas com leite e manteiga. O grande diferencial é que fica mais cremoso e com uma boa consistência.Um acompanhamento muito bom que vale a pena está na sua mesa.
O grande vilão no prato de macarrão está no molho. Enquanto, 200g de massa de macarrão tem por volta de 282 calorias, 20g de queijo parmesão ralado acrescentam mais 91 calorias.Segundo especialistas, para esportes de longa duração, como maratonas, é importante haver um alto consumo de massas. Os carboidratos presentes no alimento são transformados em glicogênio e sendo estocados dentro do corpo, fornecem a energia necessária para aguentar o percurso.Para esses atletas, a quantidade de carboidratos consumidos antes do treino deve ser maior em relação ao total de proteínas e legumes presentes na refeição.Após o treino é importante consumir uma porção de macarrão combinada com alguma proteína magra. Isso porque, de acordo com os especialistas, a proteína está diretamente relacionada com a formação e reposição muscular, importante para os atletas.## Informações- Preparo: 30 min## Ingredientes- 200gr de macarrão Aletria (cabelo de anjo) - 100gr de queijo ralado - 2 colheres (sopa) de manteiga - 2 dentes de alho - 1/2 cebola picada - 2 folhas de louro - 2 gomos de calabresa - 4 colheres (sopa) de molho de tomate - Sal à gosto - Ervas finas - 2 colheres (sopa) de creme de leite## Modo de preparoPara a massa de macarrão não tem mistério.- Leve ao fogo uma panela com água e sal, para cozinhar o macarrão - Espere ferver e acrescente a massa de macarrão - A aletria não pode ficar muito tempo cozinhando. Mexa para que os ninhos se soltem. Isso tem que ser rápido porque o tempo total de cozimento não pode ultrapassar 1 minuto. - Mesmo que não parecça cozido, retire a panela do fogo entre 30 segundos e 1 minuto de cozimento. - Costumo soltar a massa rápido e tirar logo em seguida, isso não chega a 1 minuto. - Escorra o macarrão. - Deixe um pouco de água, para a massa não secar e grudar. Ou se preferir, só lavar o macarrão na água fria, mas como prefiro o macarrão quente e não gosto de deixar isso na responsabilidade do molho, prefiro deixar a água do cozimento (e cozinha mais a aletria).Para o molho, o ideal é que ele esteja pronto antes de cozinhar a massa e que não esteja quente (nem gelado).O molho é bem simples, só juntar os ingredientes em uma panela e levar ao fogo. Corte a calabresa em rodelas e cozinhe à parte ou cozinhe com esses temperos e um pouco de água. Na foto que está no início desse artigo, cozinhei a calabresa junto com o molho. Mesmo tendo feito dessa forma, aconselho cozinhar à parte. O molho não fica tão encorpado, por causa da água e gorduroso por causa da calabresa.Para finalizar é só juntar os dois e saborear.## ConclusãoSe tem vários tipos de macarrão. Escolhi a aletria porque ela cozinha muito rápido. Pra quê, miojo?? :) E por ser mais fina que a massa de espaguete, acho mais saborosa e mais leve. (impressão que dá).
Não se tem muito mistério em fazer o arroz. A única questão que devemos ficar atentos, é que ele não vire um `mingau` e fique bem solto. Abaixo, nas observações, vou informar o que faço, para ficar no ponto.## Informações- Preparo: 30 min## Ingredientes- 2 xícaras (chá) de arroz branco - 4 xícaras (chá) de água - sal - alho - cebola## Modo de preparo- Lave o arroz, utilizando o escorredor próprio para esse fim - Prepare o tempero com sal, cebola e alho. - Leve o tempero ao fogo em uma panela e deixe dourar - Adicione o arroz e complete com água - Deixe ferver até o os grãos estarem cozidos## Observações**Dica para deixar solto** - Após o tempero dourar, antes de colocar o arroz, coloco 1 'dedo' de água para ferver com o tempero. Só depois adiciono o arroz.**Quantidade de água** - As medidas são mais para o fator didático, pois sempre vou com a mesma lógica, independente da quantidade de arroz e tamanho da panela. Então, após adicionar o arroz, coloco água, até fica 1 'dedo' acima do nível do arroz.## IncrementosO arroz te dá várias possibilidades para incrementar, como : ervilha, passas, batata, lentilha, presunto, cenoura e mais. E tubérculos como a batata ou os legumes como a abóbora, é só cozinhar à parte e depois adicionar na hora do cozimento do arroz. Então, não há mistério.## ConclusãoPortanto, lave bem o arroz, não utilize água fria no processo e não esqueça dele no fogo. Assim, terá um bom arroz, para servir e comer. :)
Na cozinha brasileira não pode faltar o feijão. Além de ser um acompanhamento tradicional, tem vários benefícios como: prevenção de câncer, função cerebral, açúcar no sangue, desintoxicação, saúde do aparelho digestivo, fonte de energia e rico em proteínas.Ao preparar o feijão, devemos ter muito cuidado ao lidar com a panela de pressão. Portanto, tenha o cuidado de não exagerar ao colocar água demais. Muita pressão, pode fazer um estrago na sua cozinha.Abaixo, coloco uma estimativa de 2 litros de água para uma panela de pressão de 4,5 litros. Para uma segurança visual, costumo me basear na marca dos parafusos, dentro da panela de pressão. No caso, vejo se a água e o feijão estão a 2 dedos abaixo da marca. Podemos seguir também a recomendação do fabricante, só seguir o manual.## Informações- Preparo: 50 min - Panela de pressão: 4,5L## Ingredientes- 500g de feijão - 2L de água - sal - alho - cebola - louro em pó## Modo de preparo- Escolha o feijão - Lave o feijão - Encha a panelão de pressão com a água e feijão - Deixe cozinhar - A partir do momento que começar a fazer barulho com a saída do ar, espere cozinhar de 30 a 40 minutos - Depois desligar e esperar todo ar sair - Prepare o tempero com sal, alho, cebola e o louro - Coloque o tempero em uma panela e doure - Acrescente um pouco do feijão cozido e misture para pegar o temperoNessa etapa, você pode optar por juntar ao restante do feijão ou congelar o restante sem tempero. Por uma questão de ser mais prático, eu tempero tudo e congelo. Assim, é só separar em vasilhas e guardar no congelador ou na geladeira perto do congelador.## ObservaçõesA receita acima, se refere a um feijão básico. Podemos incrementar de várias formas, como: acrescentar carne seca e/ou outros tipos de carne na etapa do cozimento. Particurlamente, prefiro carne seca. :)Também podemos brincar com o processo, como colocar uma lata de leite condensado. Quando acabar o cozimento, teremos uma lata de doce de leite. :)## ConclusãoDepois de algum tempo, o preparo é automático e a sensação é diferente de quando ainda se é iniciante na cozinha. Agora é só saborear o feijão. :)