Na cozinha brasileira não pode faltar o feijão. Além de ser um acompanhamento tradicional, tem vários benefícios como: prevenção de câncer, função cerebral, açúcar no sangue, desintoxicação, saúde do aparelho digestivo, fonte de energia e rico em proteínas.
Ao preparar o feijão, devemos ter muito cuidado ao lidar com a panela de pressão. Portanto, tenha o cuidado de não exagerar ao colocar água demais. Muita pressão, pode fazer um estrago na sua cozinha.
Abaixo, coloco uma estimativa de 2 litros de água para uma panela de pressão de 4,5 litros. Para uma segurança visual, costumo me basear na marca dos parafusos, dentro da panela de pressão. No caso, vejo se a água e o feijão estão a 2 dedos abaixo da marca. Podemos seguir também a recomendação do fabricante, só seguir o manual.
Informações
- Preparo: 50 min
- Panela de pressão: 4,5L
Ingredientes
- 500g de feijão
- 2L de água
- sal
- alho
- cebola
- louro em pó
Modo de preparo
- Escolha o feijão
- Lave o feijão
- Encha a panelão de pressão com a água e feijão
- Deixe cozinhar
- A partir do momento que começar a fazer barulho com a saída do ar, espere cozinhar de 30 a 40 minutos
- Depois desligar e esperar todo ar sair
- Prepare o tempero com sal, alho, cebola e o louro
- Coloque o tempero em uma panela e doure
- Acrescente um pouco do feijão cozido e misture para pegar o tempero
Nessa etapa, você pode optar por juntar ao restante do feijão ou congelar o restante sem tempero. Por uma questão de ser mais prático, eu tempero tudo e congelo. Assim, é só separar em vasilhas e guardar no congelador ou na geladeira perto do congelador.
Observações
A receita acima, se refere a um feijão básico. Podemos incrementar de várias formas, como: acrescentar carne seca e/ou outros tipos de carne na etapa do cozimento. Particurlamente, prefiro carne seca. :)
Também podemos brincar com o processo, como colocar uma lata de leite condensado. Quando acabar o cozimento, teremos uma lata de doce de leite. :)
Conclusão
Depois de algum tempo, o preparo é automático e a sensação é diferente de quando ainda se é iniciante na cozinha. Agora é só saborear o feijão. :)