Conhecendo a escrita

Imagem para Conhecendo a escrita

JaponesPostado em  2 min de leitura

O idioma japonês é bem interessante e pode parecer bem complicado, mas aos poucos vamos conhecendo e será visto que muitas partes são mais fáceis do que parecem.

O japonês possui três sistemas de escrita: Hiragana, Katakana e Kanji. Todos podem ser usados ao mesmo tempo e quanto aos 2 primeiros, o aprendizado é mais fácil. Quanto ao Kanji, é um aprendizado mais prolongado.

Você já pode ter visto a palavra arigatou obrigado, esse sistema de escrita é o Romaji. Ele é apenas uma transcrição fonética da língua japonesa para o alfabeto latino (ou romano). Com ele conseguimos assimilar a fonética, usando o nosso idioma.

Hiragana

Para aprender japonês, o Hiragana é o primeiro alfabeto que deve estudar. É composto por 46 letras e as palavras em japonês podem ser escritas usando a mesma. Em um pouco mais de 1 semana, já consegue aprender todo o alfabeto.

Hiragana

Katakana

O Katakana também possui 46 letras e a diferença entre os 2 alfabetos está na utilização. Esse alfabeto é usado para palavras estrangeiras, quanto o Hiragana é para as palavras nativas do japonês. O Katakana também é usado em nomes próprios estrangeiros, que são adaptados a fonética japonesa.

Katakana

Kanji

Quanto aos 2 alfabetos citados acima, um ideograma pode representar uma letra ou uma sílaba. Já o conceito no Kanji, é que cada símbolo tem um significado. As palavras podem ser formadas, por um ou mais símbolos. Existem dezenas de milhares de Kanjis, isso pode assustar bastante, mas a notícia que dá mais tranquilidade é que cerca de 2.000, são os mais utilizados.

Kanji

Conclusão

Conhecemos o motivo de se ter 2 alfabetos e já começa parecer menos complicado. Aprender os alfabetos e identificá-los tem uma curva de aprendizado de pouco tempo. Quanto ao Kanji, o estudo precisa ser mais contínuo. Também conhecemos a forma ocidental de representar a fonética japonesa, por meio do Romaji.

Assim, temos a nossa introdução a escrita japonesa. Nos próximos artigos, teremos mais conteúdo sobre esse assunto.