- Título no Brasil: Black Kamen Rider
- Primeiro episódio: 4 de outubro de 1987
- Episódio final: 9 de outubro de 1988
- Número de temporadas: 1
- Emissora original: Mainichi Broadcasting System, Japan News Network, Tokyo Broadcasting System
- Número de episódios: 51
- Elenco:
Kamen Rider Black (仮面ライダーBLACK Kamen Raidā Burakku'
), lançada no Brasil como Black Kamen Rider e Blackman, é uma série de televisão japonesa do gênero Tokusatsu pertencente à franquia Kamen Rider.
Produzida pela Toei Company em associação com a Ishinomori Productions, foi exibida originalmente entre 4 de outubro de 1987 até 9 de outubro de 1988 pelos canais japoneses MBS e TBS. No Brasil, a série foi exibida pela extinta Rede Manchete a partir de abril de 1991 - a primeira da franquia a ser transmitida no país - e também foi lançada em VHS pela Everest Vídeo.
Em junho de 2020, foi anunciado que existem negociações para trazer a série de volta ao Brasil através do serviço de streaming Amazon Prime.
A série também teve uma continuação focada no mesmo protagonista, Kamen Rider Black RX.
História
Por terem nascido durante um eclipse solar, Issamu Minami e seu irmão adotivo Nobuhiko Akizuki são sequestrados pela seita maligna Gorgom, na noite de seu 19º aniversário, para serem forçados a lutar entre si pelo posto de Imperador Secular de Gorgom e ocupar o lugar do Grande Rei, que já está na fase final de sua vida. Para isso, foi implantada em seus corpos a pedra do poder conhecida como King Stone, e o vencedor, após arrancar o King Stone do corpo do perdedor, assume o cargo, liderando os Gorgom numa ofensiva para dominar a Terra.
Issamu consegue fugir antes de sofrer lavagem cerebral (última etapa do processo de transformação) e, após ser perseguido e atacado pelos três sacerdotes Gorgom, transforma-se no homem mutante Black Kamen Rider, passando a lutar contra a terrível seita para salvar Nobuhiko e impedir a dominação do planeta.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Kamen_Rider_Black Fonte: Wikipédia