Bakuten Shoot Beyblade

Imagem para Bakuten Shoot Beyblade

Preferencias2 min de leitura

  • Título no Brasil: Beyblade
  • Primeiro episódio: 8 de janeiro de 2001
  • Episódio final: 24 de dezembro de 2001
  • Número de temporadas: 1
  • Emissora original: TV Tokyo
  • Número de episódios: 51

Beyblade, também conhecido como Bakuten Shoot Beyblade (爆転シュート ベイブレード Bakuten Shūto Beiburēdo?), é uma série de mangá escrita e ilustrada por Takao Aoki, com o intuito de promover um brinquedo de mesmo nome, baseado em uma espécie de pião tradicional japonês.

A história é sobre um grupo de garotos que participam de batalhas usando seus Beyblades, sonhando em vencer os campeonatos cada vez maiores.

O mangá foi publicado originalmente na revista mensal CoroCoro Comic, de setembro de 1999 até a julho de 2004. Em paralelo, a história lateral "Beyblade Daichi" foi serializada na Bessatsu CoroCoro Comic de agosto de 2001 até fevereiro de 2004. Os capítulos também foram lançados em versão compilada totalizando 14 volumes em tankobon. O mangá é publicado em Inglês na América do Norte pela VIZ Media, mantendo seu formato original da direita para a esquerda, porém os nomes foram trocados para serem ligados para a versão em inglês do anime. E em Singapura, é publicado em inglês pela Chuang YI.

A série ganhou adaptação para anime que inicialmente foi ao ar pela TV Tokyo de janeiro de 2001 a dezembro de 2003, rendendo três temporadas de 51 episódios cada. A primeira temporada foi adaptada pela Madhouse e as duas seguintes pela Nihon Animedia.

O anime é licenciado pela Nelvana na América do Norte, onde sofreu várias modificações. Os fãs relatam cortes, alterações em nomes, falas de personagens, na trilha sonora e em trechos do vídeo, bem como personagens inventados para a versão localizada, que aparecem apenas pela voz (Dizzi, AJ Topper e Brad Best).

Em Portugal, o anime passou na TVI, no Canal Panda e no Panda Biggs. No Brasil, foi exibido inicialmente pela Fox Kids, depois chegando à TV aberta pela Globo, que exibiu quase até o final da segunda temporada. Em ambos os países foram exibidas versões baseadas na da Nelvana.

Em 2016, Takao Aoki começou a trabalhar em continuação do mangá, chamada Bakuten Shoot Beyblade Rising, que está sendo publicada na revsita trimestral CoroCoro Aniki.

Revista irmã da CoroCoro Comic, em que foi publicado o mangá original, mas que visa um público mais velho.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Beyblade Fonte: Wikipédia