Alerta lobo

Imagem para Alerta lobo

NetflixPostado em  3 min de leitura

A história gira em torno de um marinheiro que é conhecido como ouvido de ouro, pois tem um raro dom de conseguir identificar qualquer tipo de som e, justamente por isso, ele carrega muita responsabilidade sobre suas funções. Após cometer um erro de identificação, o jovem acaba perdendo a confiança dos demais integrantes do submarino, em meio a um risco de uma guerra nuclear.

Dados técnicos

Título original: Le Chant du Loup

  • Data de lançamento: 20 de junho de 2019 (Brasil)
  • Direção: Antonin Baudry
  • Roteiro: Antonin Baudry
  • Gênero: Ação, Suspense e Guerra
  • País: França
  • Duração: 115 min
  • Classificação: 14 Anos
  • Orçamento: $22,4 milhões

Elenco

Opinião com spoilers

Tenho que começar falando que existem inúmeros perfis de usuários que vão ao cinema ou assistem filmes na TV. Tem gente que vê tudo o que é possível antes de assistir um longa ou tem gente que nem gosta de ver o pôster para não ter spoiler.

Esse filme francês não é feito pensando em entretenimento puro, ele requer que você tenha uma visão mais ampla. Se você só está na netflix e encontra o filme e começa à assistir, pode ser que tenha uma grande decepção.

Fora, que ele tem uma realidade que é distante de 99,9% dos brasileiros. Pois ele tem uma visão de um país que tem uma tensão quando se trata de guerras.

Acredito que o grande foco do filme é passar a sensação de se estar às cegas dentro de submarino. Onde, apenas os ouvidos e os protocolos são seus aliados. E por esse motivo ele não é um filme de puro entretenimento. Ele precisa de atenção e compreensão de vários ângulos.

Se não tiver intimidade com protocolos e a obediência cega que existe no meio militar, já é uma grande desvantagem para assistir esse longa. Se a realidade da tensão de uma guerra nuclear, nem faz você pensar, então mais uma desvantagem.

Tendo como personagem central o jovem ouvidos de ouro, assisti ao longo com o foco na tensão que existe em cima desse personagem. E usando o longa para reflexão de avaliação de protocoloas, instinto e lógica emocional.

Com isso, ele se torna um bom filme de reflexão. Por ter uma realidade muito distante da grande maioria dos espectadores, pode ser um filme que não seja compreendido pela sua linha de detalhes.

Sendo um longa que exige que se conheça um pouco sobre o cenário que é apresentado. E também vale lembrar da visão dentro de cada submarino que não é a mesma que a nossa, onde está sendo mostrado tudo o que acontece.

O ponto mais questionável para mim, seria quando o capitão ouve a voz do seu antigo imediato e mesmo assim continua com o protocolo. E é o ponto chave para frustração ou reflexão do filme.

O que você faria?