Rampage - Destruição total

Imagem para Rampage - Destruição total

Em cartazPostado em  3 min de leitura

Davis Okoye é um soldado que virou primatologista (Dwayne Johnson), que compartilha um vínculo inabalável com George, um gorila muito inteligente que está sob seus cuidados desde o nascimento. Quando um experimento genético desordenado que deu errado transforma este gorila gentil em uma criatura furiosa de tamanho enorme. Para piorar a situação, logo é descoberto que existem outros animais alterados de forma semelhante. Agora Okoye tenta conseguir um antídoto e impedir que seu amigo provoque uma catástrofe global.

Elenco

Dwayne Johnson, Naomie Harris, Malin Åkerman, Jake Lacy, Joe Manganiello, Jeffrey Dean Morgan, P.J. Byrne, Marley Shelton, Jack Quaid, Matt Gerald, Demetrius Grosse, Will Yun Lee e mais.

Dados técnicos

Título original: Rampage

Personagens em destaque: Davis Okoye Dwayne Johnson, Dr. Kate Caldwell Naomie Harris e Claire Wyden Malin Åkerman.

Roteiro

Como você consegue ter Godzilla ou King Kong se você não tem os direitos de Godzilla ou King Kong? Você tem uma opção pouco conhecida dos anos 80, um jogo chamado Rampage.

Baseado no jogo homônimo de arcade dos anos 80 que não oficialmente inspirou o Detona Ralph da Disney. O roteiro com um quebra-cabeças gigantesco supõe que o público quer ver o Davis Okoye impedir três enormes criaturas mutantes de destruírem metrópoles americanas.

Invertendo o roteiro o original de Rampage, onde o mesmo o convida a ser uma das três monstruosidades destruidoras (um macaco gigante, um lagarto parecido com Godzilla ou um lobisomem coberto de mato). No jogo, você seria um dos monstros e o objetivo era destruir prédios altos antes que os militares o matassem.

Interpretação

Não há como negar o carisma de Dwayne Johnson e sua marca de humor autodepreciativo. A desvantagem de seu bom desempenho, no entanto, pode ser que ele pareça ser muito capaz. Seja comunicação interespecífica, pilotagem de helicóptero ou manuseio de armas, Davis (Johnson) não deixa muito espaço para os outros brilharem.

Edição

Para mim, o grande destaque no filme está na edição que foi feita por Jim May e Bob Ducsay. Esse é o sexto filme em que trabalham juntos.

Você já viu o trabalho de Ducsay em Stars Wars: o último Jedi, Terremoto: A Falha de San Andreas e Godzilla (2014). E o trabalho de May em Goosebumps: Monstros e Arrepios, Cowboys & Aliens e As Crônicas de Nárnia.

Direção

O diretor Brad Peyton oferece uma sucessão de cenas desconcertantes, mas a relação entre Johnson e seu amigo, George (Jason Liles), é a principal dinâmica narrativa. A estratégia de Peyton é combinar o caos em grande escala com personalidades humanas comparativamente grandes.

Entretenimento

Os efeitos especiais e sequências de ação no filme são muito bons. A narrativa não se leva a sério, mas é divertida, embora também muito gráfica.

Os atores fazem um bom trabalho: Johnson é um herói forte, carismático e destemido que faz o papel de Okoye com inteligência; Naomie Harris como Dra. Kate Caldwell, engenheira genética difamada que educa a primeira sobre o que está acontecendo com os animais e ajuda a salvar o dia, também é estelar e muito convincente.

O filme consegue fazer bem o seu papel com um protagonista carismático, explosões, animais gigantes e muita ação.

Curiosidades

  • Brad Peyton já havia dirigido Johnson em San Andreas (que também foi escrito pelo co-roteirista de Rampage, Carlton Cruse).

Conclusão

Embora melhor do que Doom, esta adaptação de Dwayne Johnson, baseada em videogames, recai sobre os clichês de filmes de monstros. Mas temos que ter a mente aberta em não esperar muita coisa de uma produção que se baseia no simples enredo de criaturas destruindo prédios.

Então, tendo isso em mente, você irá ver que esse filme conseguiu ir muito longe mesmo que o roteiro tem algumas lacunas não preenchidas. É uma boa pedida de um entretenimento de ação.