Rambo - Até o fim

Imagem para Rambo - Até o fim

Em cartazPostado em  4 min de leitura

O tempo passou para Rambo, que agora vive recluso em um rancho. Sua vida marcada por lutas violentas ficou para trás, mas deixou marcas inesquecíveis. No entanto, quando uma jovem de uma família amiga é sequestrada, Rambo precisa confrontar seu passado e resgatar suas habilidades de combate para enfrentar o mais perigoso cartel mexicano. A busca logo se transforma em uma caçada por justiça, na qual nenhum criminoso é perdoado.

Dados técnicos

Título original: Rambo - The Last Blood

Elenco

Cronologia

Cronologia Rambo

A série de filmes baseada no romance First Blood, de 1972, escrito por David Morrell, se tornou-se célebre pelos filmes protagonizados por Sylvester Stallone.

  • Rambo: Programado para Matar (Rambo: First Blood) - 1982
  • Rambo II: A missão (Rambo: First Blood Part II) - 1985
  • Rambo III - 1988
  • Rambo IV - 2008
  • Rambo: Até o fim (Rambo: The Last Blood) - 2019

Opinião com spoilers

Sempre gosto de citar que não faz sentido, pessoas compararem alguns gêneros de filmes. O sucesso de um longa está na questão de cumprir o papel ao qual se propôs.

Um espectador que vai assistir ao quinto filme da franquia de Rambo, está mais que ciente do que esperar. Particularmente, não me recordo se vi o quarto filme da franquia e a boa notícia que isso não prejudicou.

Com toda a certeza, a dinâmica do filme me agradou bastante. Depois de décadas e décadas de filmes de ação, é dificil trazer algo novo. Sendo assim, o longa se mostrou muito direto.

Costumo assistir filmes de ação e aventura, porque alguns filmes que investem muito no drama batido como se fosse uma novela, despertam a minha impaciência. Alguns filmes do gênero de ação, também são compostos de dramas batidos.

No longa, tem uma pitada de drama, mas gostei de como ele se desenvolveu. Não se precisa ficar enrolando em alguma subtrama, para você absorver a tensão ao se levar para a vida real. O filme trabalha muto bem isso, sem muitas pausas e mantendo um ritmo que nos faz ficar atentos em cada momento.

Ao assistir, tive a impressão de um veterano com os seus demônios e uma pequena implicância com a ingenuidade da menina que vai para outro país e cai em uma cilada. Sendo que você nota que isso foi intencional, quando o próprio Rambo, menciona que a menina é a personificação da ingenuidade que ele talvez nunca teve.

Fora a dinâmica que não deixa você pensar que não tem inovação de roteiro, não termina com o clichê de que tudo deu certo e termina bem.

A visão realista agradou bastante, trazendo um cenário muito possivel de acontecer e se bobear pode ter uma pitada de fatos reais.

Não pesquisei se foi realmente o último filme da franquia, mas considero que foi um fechamento mais que digno. Pegar algo de 1982, carregar até 37 anos depois e fechar com cenas surpreendentes, merece uma boa consideração.

Sendo que não apelou para coisas ridículas e a cena do carro onde tem a questão de tortura com o dedo, fez jus a franquia e a personalidade de John Rambo.

Por isso, considero que cumpriu muito bem o seu papel. Se comparar Rambo com A Cinco Passos de Você, O quarto de Jack ou sei lá. Você não sabe o que está fazendo e não faz a mínima ideia do que está falando.

Tem pessoas que gostam só de ação, drama, romace ou de quase todos os gêneros ao mesmo tempo. Uma pessoa que só gosta de drama, não tem o que comentar sobre Rambo e nem precisa. O que importa é a sua sensação de satisfação ou não, quando sai do cinema.

No mesmo dia, eu assisti ao filme Bacurau e não me importa se mandou bem em alguma área técnica. Só sei que sai frustrado e com várias perguntas que o filme criou sobre ele mesmo. Sendo diferente quando você sai refletindo sobre o filme e frustrado com coisas sem setido durante o longa. Por isso, nem vou escrever sobre esse longa nesse blog.

Portanto, basta cumprir o que é proposto e não ter dependências. Em uma fraquia se tem dependências, pois precisa conhecer os filmes anteriores. Quando não é uma franquia e precisa ver algo fora do longa para entender o que viu ou está vendo, acho muito complicado e sem sentido.

Fica a dica de um filme de ação que construiu décadas de entretenimentoe fecha com uma boa dinâmica.