Decisão de risco

Imagem para Decisão de risco

Em cartazPostado em  3 min de leitura

Uma operação é elaborada em Nairobi, no Quênia, mediante a um encontro de terroristas e coordenada diretamente da Inglaterra. A coronel Katherine Powell (Helen Mirren) e o general Frank Benson (Alan Rickman) acompanham os movimentos dos alvos, através de um avião-drone e micro-drones guiados por agentes locais. Inicialmente a operação seria para capturá-los, mas a descoberta de dois homens-bomba faz com que o objetivo mude para eliminá-los a qualquer custo. Inicia então um debate interno, envolvendo o lado militar e também o político, quanto a porcentagem de dano ao atingir inocentes que se encontram próximos ao local.

Com Helen Mirren, Aaron Paul, Alan Rickman, Barkhad Abdi, Jeremy Northam, Iain Glen, Phoebe Fox, Kim Engelbrecht e mais.

Título original: Eye in the Sky

  • Data de lançamento: 7 de abril de 2016 (Brasil)
  • Direção: Gavin Hood
  • Roteiro: Guy Hibbert
  • Gênero: Suspense e Drama
  • País: Reino Unido
  • Duração: 102 min
  • Classificação: 14 Anos
  • Orçamento: $ -

Personagens em destaque: Coronel Katherine Powell Helen Mirren, Steve Watts Aaron Paul, General Frank Benson Alan Rickman e Jama Farah Barkhad Abdi.

Um filme com enredo simples, mas com um tema que precisa de muita reflexão sobre os pontos lógicos e sentimentais em relação a uma situação que conta com fatos e suposições prováveis.

Basicamente, como foi mencionado na sinopse no ínicio desse artigo, se trata de uma missão onde há um encontro de terroristas que são responsáveis por muitos ataques com homens-bomba. A missão de captura acaba tendo uma mudança nos planos, quando se é visto que 2 deles, estão vestindo coletes com explosivos para mais ataques. Como não é possível o acesso por terra, pois os terroristas estão em uma área controloda por milicianos, a única chance de agir de imediato é com o drone.

O dilema se dá, quando uma menina fica próximo ao local com uma porcentagem alta de ser atingida pelo efeito do míssil, juntamente com os explosivos no local. A discussão fica entre matar os terroristas, atingindo a menina ou não disparar deixando os mesmos escaparem, podendo ter um possível ataque a uma área urbana com as bombas, em seguida.

O longa nos dá a visão da burocracia e as questões em relação a ação apresentada. Mostrando o lado militar e o emocional.

Com o elenco de peso, se tem uma prévia que o filme será bom. E o que falar de Alan Rickman? Último filme que conta com a imagem do ator, mas não foi o último lançamento com ele. Está previsto para esse ano, o filme Alice Através do Espelho, onde temos o ator fazendo a voz da Lagarta Azul.

Quanto aos detalhes técnicos, nada com grande destaque, mas todos foram bem executados. Fotografia por Haris Zambarloukos e música por Paul Hepker e Mark Kilian.

Conclusão

O longa se encaixa no perfil de um bom filme, que tem uma mensagem bem polêmica, por dividir opiniões. Boas atuações, elenco de peso e bem executado, desde o roteiro até a pós-produção. Não vou dizer que vai curtir e sim refletir, essa é a ideia do filme.