Caça-Fantasmas

Imagem para Caça-Fantasmas

Em cartazPostado em  6 min de leitura

Uma respeitada professora, Erin Gilbert (Kristen Wiig) escreveu anos atrás um livro sobre a existência de fantasmas em parceria com a colega Abby Yates (Melissa McCarthy). Quando Patty Tolan (Leslie Jones), funcionária do metrô de Nova York, presencia estranhos eventos no subterrâneo, Erin, Abby e Jillian Holtzmann (Kate McKinnon) se unem e partem para a ação pela salvação da cidade.

Elenco

Melissa McCarthy, Kristen Wiig, Kate McKinnon, Leslie Jones, Charles Dance, Michael Kenneth Williams, Chris Hemsworth, Andy Garcia, Bess Rous, Matt Walsh, Neil Casey, Bill Murray, Dan Aykroyd, Ernie Hudson, Sigourney Weaver, Karan Soni, Ed Begley Jr e mais.

Dados técnicos

Título original: Ghostbusters

Personagens em destaque: Abby Yates Melissa McCarthy, Erin Gilbert Kristen Wiig, Jillian Holtzmann Kate McKinnon e Leslie Jones Patty Tolan.

Roteiro

Temos um reboot da franquia Caça-fantasmas. De cara, digo que isso foi o fator negativo e positivo do longa. Negativo, por ser um fã e ter criado a excerptativa de ver a galera do passado nos seus devidos papéis. O lado positivo seria esse novo recomeço para a nova geração.

O primeiro longa da franquia de 1984 e o segundo de 1989, trouxe a equipe só de homens e o filme atual trouxe uma equipe só de mulheres. Nessa questão, creio que todos os filmes deixaram a desejar, porque voltando a época da minha infância, você gosta de ter uma referência que seja possível. No caso, na década de 80, as meninas não tinham uma referência para o filme, e para esse acontece o contrário. Mas creio que essa questão não precisa ser muito debatida, podemos dizer que se criou um empate.

Muitas pessoas ficaram divididas com o longa, mas todos tem seus motivos. Tenho a minha opinião que sou contra a maioria de reboots e remakes. O que você acha sobre o remake de Carrie, a Estranha ou o reboot do Homem-Aranha em um espaço curto de tempo? Mas também posso citar um caso que deu certo que foi o reboot do Batman, com o Christian Bale.

O caso que esse reboot me agradou. Uma nova geração terá um começo plausível. Tenho que ser sincero que a franquia Caça-fantasmas não tem uma história simplesmente sensacional. Mas tem um grande lugar no nosso coração pela criatividade e a nostalgia dos anos 80.

Por isso sou contra, principalmente aos remakes, por serem épocas diferentes e muita coisa não funciona hoje, como funcionava nas décadas passadas. Principalmente pelo fator novidade. Será que esse longa teria a mesma visibilidade se não existisse os 2 filmes da década de 80?

O longa consegue manter a tradição e não apelando tanto para o CGI, preferiu dar mais foco aos personagens e o vilão na maior parte do tempo é um humano. E isso para mim, ganhou muitos pontos e manteve a tradição da franquia.

Interpretação

Não temos interpretações fantásticas, mas temos atuações que fizeram os seus papéis no humor. Como a maior intenção era a comédia, creio que o foco fica mais na soma geral. Mesmo tendo alguns personagens muito caricatos ou previsíveis, mantiveram a comédia simples e ingênua da década de 80.

Fotografia

Temos o olhar experiente de Robert Yeoman, que tem trabalhos como: O Gênio do Vídeo Game(1989), Sombras na Noite(1992), Hotel Chevalier(2007), Sim Senhor!(2008), Missão Madrinha de Casamento(2011), The Beach Boys: Uma História de Sucesso(2014), O Grande Hotel Budapeste(2014) e muitos outros.

Trilha sonora

Você já deve ter ouvido o trabalho de Theodore Shapiro, em: Boa de Briga(2000), Starsky & Hutch - Justiça em Dobro(2004), O Diabo Veste Prada(2006), Trovão Tropical(2008), Marley & Eu(2008), A Vida Secreta de Walter Mitty(2013), Não Olhe para Trás(2015) e muitos mais. O Currículo é extenso no cinema.

Edição

Os editores Melissa Bretherton e Brent White, fizeram um trabalho excelente.

O primeiro corte do editor era de 4 horas e 15 minutos, e eu diminui isso para 3 horas e meia.

Nós geramos muita coisa e eu sempre quero ter os fundamentos de uma história grande, emocional, e por causa disso eu adicionei muitas cenas extras que, conforme você progride, você sabe que terá de fazer muitas escolhas [quanto ao que cortar] porque eu sabia que precisava fazer esse filme em menos de duas horas. -- Paul Feig

O filme após sair dos cinemas, irá para o Blu-ray com uma versão extendida com 15 minutos a mais. Assim, você imagina o trabalho que se teve para transformar de 3 a 4 horas em 1 hora e 56 minutos.

Direção

Paul Feig, já tem trabalhos como: Missão Madrinha de Casamento(2011), As Bem Armadas(2013), A Espiã Que Sabia de Menos(2015) e mais. Se vê tem o mesmo já tem uma parceria conhecida com Melissa McCarthy. Uma curiosidade sobre o diretor, é que o mesmo é o primeiro diretor a ganhar sua versão em Funko Pop!

Entretenimento

Funciona muito bem por ser um reboot que traz nostalgia e se mostra confiante para uma nova fase para uma geração atual. Traz praticamente quase todos os atores que conhecemos dos primeiros filmes. Mesmo estando na pele de outros personagens, é sempre bom revê-los. Harold Ramis, faleceu em 2014, por isso não temos o mesmo fazendo uma participação no longa. Rick Moranis, também não apareceu e não sei o motivo. Se apareceu, preciso mesmo de óculos. :)

O longa traz muitos momentos para dasr risadas, sendo um bom entretenimento para o final de semana. Sem falar no show da parte visual.

Curiosidades

  • Por algum tempo, Jason Reitman esteve cotado para dirigir o reboot. Ele é filho de Ivan Reitman, diretor dos filmes originais.
  • Emma Stone não topou participar do filme. Ela disse que não queria se comprometer com mais uma série no cinema logo após aparecer em O Espetacular Homem-Aranha e em sua sequência.
  • Nos anos 90, Dan Aykroyd desenvolveu um conceito para o roteiro de um terceiro filme dos Caça-Fantasmas, onde a trupe viajaria para uma versão alternativa da cidade de Nova York. O estúdio, entretanto, embarreirou a produção do longa devido ao seu orçamento proposto: 150 milhões de dólares. Curiosamente, o novo longa de 2016 custou estimados 154 milhões de dólares - ainda que, devido à inflação, ele tenha sido mais barato que o proposto no passado.
  • O filme estreia após um hiato de 27 anos de Caça-Fantasmas 2
  • Em entrevista, o diretor Paul Feig revelou que o primeiro corte do filme tinha 4 horas e quinze minutos de duração.

Conclusão

A experiência de Theodore Shapiro(trilha sonora) e Robert Yeoman(fotografia), foi um show à parte. Recomendo que assistam em IMAX, que irá valer muito a pena.

O filme vem para criar uma nova geração de fãs e faz um bom trabalho. Vou manter os 2 filmes da década de 80 na melhoria e lembrar com nostalgia. Esse mantenho na linha de entretenimento, porque só tem espaço para um na minha memória. (rsrs) Mas fica sendo um bom recomeço para essa franquia.