Manner hands - Um sinal de respeito na Coréia

Imagem para Manner hands - Um sinal de respeito na Coréia

CulturaPostado em  4 min de leitura

Manner hands (tradução literal: mãos educadas) refere-se ao posicionamento adequado e cortês das mãos de uma pessoa por respeito a outra pessoa.

Fãs internacionais e artistas coreanos

Manner Hands

Há decepção dos fãs internacionais em relação ao manner hands ser usado não só entre os artistas, mas também na relação artista-fã. Tendo em vista que os fãs sempre fazem de tudo para o seu ídolo, e quando finalmente podem conhecê-los não são tocados por eles.

Como a Coreia é um país que preza muito o respeito, os coreanos não vêem esse gesto como um gesto de indiferença e sim de respeito.

Então, fica bem complicado a compreensão dos fãs que não são coreanos e não estão acostumados com esse comportamento de respeito.

Keanu Reeves

Keanu Reeves

Desde o começo do ano passado, o ator chamou a atenção dos fãs, quando os mesmos começaram a notar algo diferente nas fotos com fãs e artistas. Se você for buscar na internet fotos com o ator Keanu Reeves, verá que na maioria delas, ele não encosta em quem está ao seu lado.

Muitas teorias já foram levantadas e até esse momento não foi encontrada nenhuma entrevista ou algo do tipo, em que o ator revela o motivo desse comportamento. Devido a sua história de vida, alguns acham que o motivo seria para não pegar a carga negativa das pessoas. Outros dizem que seria para evitar processos de assédio.

Como ainda não tem um motivo oficial, prefiro continuar com a terceira teoria, que seria manner hands. Uma coisa que reforça essa teoria, seria o seu pai ter descendência chinesa, trazendo para ele, um pouco da cultura asiática.

Posso lançar uma quarta teoria, que apenas seja um sinal de respeito em relação a uma pesssoa (Jennifer Syme, único relacionamento assumido).

Hover hands

Hover Hands

No ocidente, temos a hover hands (tradução livre: mãos que pairam no ar). Esse comportamento acabou virando motivo para memes, mas não foi pela cultura coreana e sim, devido a fotos de fãs com artistas que não queriam muita intimidade.

Em 21 de outubro de 2010, um post intitulado E agora, momentos desajeitados com Summer Glau foi submetido ao site de humor (Fark), com várias fotos da atriz americana posando com os fãs da série de televisão de ficção científica Firefly. No mesmo dia em que as fotos com Glau foram enviadas a Fark, um usuário do Reddit, enviou outra imagem da mesma compilação em um post intitulado Observe a 'hover hand'. Forever Alone;.

Um mês depois, uma versão editada da imagem foi enviada em um post intitulado Hoverhands - o abraço para sempre sozinho.

Em novembro e dezembro de 2010, a imagem foi postada em sites como Buzzfeed, FunnyJunk, Cheezburger e o Tumblr com o título Fuck Yeah, Hover Hands. Em 5 de dezembro, um dos primeiros tópicos de discussão surgiram nos fóruns do Bodybuilding, o que levou a mais de 26 páginas de imagens de exemplo de hovers hands.

Os americanos também criaram esse termo para definir o que é considerado um detector instantâneo de virgindade (Virgin Floating Hand). E daí, vem a confusão toda de saber o que é brincadeira ou respeito. :/

Como podemos ver na imagem acima, também tiveram fãs que encostaram na atriz e a mesma estava tranquila. Só para mostrar que o meme foi gerado de uma parte dos fatos.

Considerações finais

Como em outros países o assédio em relação as mulheres, é algo forte diariamente. Por outro lado, tem leis mais rígidas e tenta fortalecer na cultura a questão do respeito. Não existe um lugar ideal no mundo em relação a questão de igualdade de gênero. Mesmo assim, temos que reconhecer que na Ásia, se tem uma presença mais de respeito na cultura. E isso não quer dizer que seria o paraíso para as mulheres, pelo contrário, se tem as questões com a questão de submissão e etc.. Só estou me referindo ao respeito em sociedade, que aqui no Brasil, tem pessoas que acham que tem o direito de tocar nas pessoas, sem permissão.

Manner hands não se aplica apenas para um gênero, mas acaba havendo mais ênfase nas notícias na relação homem e mulher. Também é possível ver na internet, que o respeito também se aplica em homem x homem e mulher x mulher.